Zé Marcolino

O poeta Zé Marcolino, que muitos desconhecem por não ter tido grande sucesso como cantor, foi um dos grandes parceiros do rei do baião, Luiz Gonzaga. Pra deixar mais claro quem é Zé marcolino, ele é autor da música “Numa sala de reboco”, eternizada na voz de Gonzagão e que é uma pedida quase que garantida em qualquer forró de respeito hoje em dia.

Pois bem, Zé Marcolino deixou um legado de poesias e canções que precisam ser resgatados. O poeta Marcos Passos, de São José do Egito, tá com uma iniciativa de resgatar algumas dessas coisas na forma de livro. É um começo! Tá precisando de gente pra resgatar a obra musical desse cabra que ajudou Gonzaga a ser o que é. Por enquanto, escutem aqui nesse blog, uma outra obra prima de Zé Marcolino, a bela música “Saudade Imprudente”. A foto abaixo mostra o poeta Zé Marcolino (de bigode) arrudeado pelos também gêniais Mané Filó e Antônio Pereira.

About these ads

40 Comentários

Arquivado em Uncategorized

40 Respostas para “Zé Marcolino

  1. leonardo

    tenho muito orgulho de ser neto desse grande compositor!
    léo marcolino

  2. Francisco Romero

    Sou fã desse cara um dos maiores poeta do nordeste. tive o prazer de conhecelo quando criança, cantando caçinba nava. um abraço a fatima marcolino esua familia.

  3. Rony Porto

    parabens pela pessoa que vc foi ZE MARCOLINO,
    MEU NOME É RONY PORTO DE POCINHOS PB, MAIS MORO EM MANAUS AM.
    PARABENS A TOM OLIVEIRA E FLAVOI JOSE, PELA LINDA INTERPRETAÇÃO NAO MUSICA TRIBUTO A ZE MARCOLINO.
    RONY PORTO

  4. Clóvis Ferreira

    Esse Zé Marcolino remove lembranças que dói de mais na alma. No “hotel” de Preta, em Tuparetama, sentado ao seu lado em um tamborete, tomando cachaça, ouvi muitas vezes ele cantar “Sala de Reboco”, enquanto tamborilhava numa caixa de fósforos.

  5. Clóvis Ferreira

    leia-se “tamborilava” numa caixa de fósforos.

  6. Sou de Monteiro terra de Flávio José,sou fã de vcs.Meu nome é Silvania.

    Estive em um show de vcs recentemente na cidade de Prata PB.Fiquei admirada com tanta cultura,gosraria muito q minha prefeita trouxesse vcs aqi para Monteiro.Sou uma eterna apaixonada por poesia,Pinto Do Monteiro dizia:Saudade é tudo é nada,saudade é como perfume,eu comparo a saudade com o peso do ciúme que agente carrega o fardo mas não conece o volume.

  7. José Gomes da Silva (Prof. Gomes)

    Sou de Monteiro, conheci Zé Marculino, embora sem ser seu amigo, pois foi um encontro rápido no antigo bar “Flor do Jabitacá. Era um excelente compositor, muito embora não tenha sido reconhecido como tal, foi um baluarte da música nordestina.
    Abraços

  8. rogério rocha - são joão do cariri

    sou um defensor da música nordestina , principalmente dos que são do cariri paraibano , entre eles flávio josé-djinha de monteiro entre outros , e zé marculino por ser de sumé deve entrar nesta lista também. Parabens por se preocuparem com a cultura nordestina. Um abraço

  9. Alfrânio de Brito

    Sou de Serra Branca – PB, orgulhosamente caririzeiro e apreciador de uma boa poesia, principalmente popular.
    Conheci Zé marcolino ainda nos meus verdes anos (bem verdinhos mesmo), quando ele andava por aquela terra, sempre na companhia de bons amigos como meu pai Antônio G. de Brito, mais conhecido naquela região por “Antonio da Máquina”; Galêgo de Bento (hoje já falecido), Walter Gancho (também falecido), Paulo Torreão – grande figura que os cariris ainda têm o privilégio de ostentá-lo, entre outros.
    Lembro-me que um dia ele saiu da minha residência com o meu pai e uma pequena turma, após ter tomado umas “carraspanas” com bode e mocotó de boi, sempre cantando suas composições tamborilando numa caixa de fósforo. Em dado momento, ele pegou -me pelos braços e me pôs em seu “cangote” enquanto rumávamos em direção ao Grupo Escolar Vasconcelos Brandão aonde ele realizaria um pequeno show.
    Era assim Zé Marcolino: Um sujeito modesto, simples (sem ser simplório), de um espírito prosaico e uma sabedoria ímpar. O que me inquieta a alma é não entender o por quê dele não ser reconhecido (ao nível de tantos outros compositores) que nem sequer atingiram a grandeza das suas composições e hoje vivem no estrelato.
    Deixo aqui o meu protesto!

    Alfrânio.

  10. Que riqueza temos no Nordeste querido de todos nós! Por ser nordestino, sinto-me muito orgulhoso, e muito mais ainda orgulhoso por ser o Nordeste uma região que deu ao mundo homens como Zé Marcolino, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Pinto do Monteiro, João Furiba, Louro do Pajeú, Mestre Vitalino, entre tantos outros. Apesar de não ter, infelizmente, conhecido nenhuma dessas figuras pessoalmente, tenho-os no coração e na minha alma de apreciador da cultura popular nordestina. É bem verdade que o reconhecimento a esses homens, grandes baluartes da nossa cultura, é ainda pífia se comparado à grandeza de cada um deles.

    Marcos Araújo
    Belo Campo, BA

  11. Teógenes Dias Veloso

    A música Fazenda Cacimba Nova, autoria do ZéMarcolino ,quando escuto eu vejo em minha mente toda paisagem passada de um sertão feliz em tempos de outrora e que hoje só resta recordação graças a ele que deixou registrado esse passado através de suas músicas puras; sinceras e saudosas.

  12. Alfrânio de Brito

    De uma sequência de quatro estrofes que fiz, obedecendo ao mesmo mote, destaco esta:

    Quem despreza o talento nordestino
    Desconhece, portanto, a sua saga.
    Quem não lembra da música de Gonzaga?
    Quem esquece o poeta Marcolino?
    Quem não vê o que faz Zé Laurentino
    Desconhece da lira o seu primor.
    Leonardo Da Vinci foi pintor
    Mas no verso eu supero a “Mona Lisa”.
    “PRO NORDESTE IR AO MUNDO SÓ PRECISA
    DO REPENTE, A VIOLA E UM CANTADOR”.

    Alfrânio Gomes de Brito
    Campina Grande, 06 de outubro de 2009

  13. fiquei conhecendo a obra de ZE MARCOLINO, depois que fui a casa de sua FILHA FATIMA MARCOLINO , em caruaru com a grande amiga e tambem cantora, a RAINHA DO XAXADO MARINES, como e bom saber que temos paraibanos ilustres, que realmente, faz letra, faz agente ver como e o nordeste , sua historia, seu povo…. depois que MANRINES patiu a minha amizade com FATIMA ficou mais sólida, agora somos tres amigos EU, FATIMA E TERESINHA BATISTA, tbm amiga de nossa rainha MARINES …. agora que vamos divulgar nosa cultura, nossa gente nossa terra… sim quase esquecia de dizer onde moro … CAMPINA GRANDE PB

  14. Geraldo Alves Da Silva

    conheci o poeta Zé Marcolino através de um DVD caseiro que consegui com um amigo em São José do Egito , no qual o sr. Chico Arruda admirador numero 1 que eu concidero de Zé Marcolino e o qual eu não tive o prazer em conhecer ainda fala da obra do poeta e da sua admiração de conhece lo como poeta e amigo, depois cosegui com seu filho e hoje meu amigo Walter Marcolino uns cds do poeta. soube tambem que o poeta fez um livro, o qual já procurei mais ainda não encontrei. moro em Serra Talhada Pe

  15. José Carlos Gomes Vieira

    Eu: sou fá, de Zé Marcolino, quando ele diz que voce mi chama de analfabeto, com o seu diploma de Doutor.

  16. Adriano Marcena

    Quem pretende conhecer ou estudar a fundo o Nordeste brasileiro, tem que passar pela obra de Zé Marcolino.
    Adriano Marcena.

  17. Moacir Matos Pacheco

    Senhores cantores:

    Não permitam que caia no esquecimento esse monumento da música popular nordestina.
    Zé Marcolino representa a fina flor da poesia nordestina.

  18. prof.Rnaldo Leite de Siqueira Gomes

    parabenizo o nobre colega marcos passos por ter grande interesse em divulgar nossa cultura muito embora muitos não tenham esse privilegio não quer dizer que não valorizam tais ações as quais merecem grandes elogios .Conheci o grande marcolino pois vivi em sua terra a Prata da Paraiba como é falada em uma de suas musicas. Porem devemos nos lembrar que o mesmo deixou substituto a altura que é Bira Marcolino grande interprete das musicas do pai. Parabens marquinhos voce merece o meu elogio.

  19. Quero agradecer a todos os fãs e amigos de meu Pai, que aqui publicaram suas opiniões , sobre o trabalho dele.
    Moro em Caruaru PE.
    Qualquer informação , estarei sempre as ordens.
    Abraços!
    Fatima Marcolino

    • Fábio Gondim

      Querida Fátima, sendo fã do teu pai, como deve fazer para conhecer o acervo que você tem aí em Caruarú, e ter o prazer de ser fotografado ao seu lado. Passo sempre alguns dias em Gravatá. Envia resposta para meu e-mail.

  20. Não havia falado nada nesse assunto.

  21. Felipe

    ele era tio da minha vó

  22. Infelizmente não tive a grata satisfação de conhecer Zé Marcolino, embora conhecendo suas composições, o ví em vídeo pelo you tube. Ele era simplesmente maravilhoso, inteligente e simples. As letras de músicas compostas por Marcolino, descrevem as coisas especialmente do Cariri e Sertão, com tanta riqueza de detalhes, que, de cada uma se pode fazer um vídeo. Exemplos: Cacimba Nova; Pássaro Carão. Afora essas qualidades, Marcolino, era um homem bom e desprovido de ambição, entregou a Gonzagão, várias músicas já prontas, para o Gonzagão, ter apenas o trabalho de colocar o nome como passeiro. É isso aí.

  23. neto marques

    onde eu acho a musica que diz[severina pra moer] quem souber me ajude,ou a musica ou aletra,e quem gravou?..agradece esse fã de ze marcolino…

  24. ANUNCIATO

    FICO MEIO SEM PALAVRAS PARA FALAR DE ZÉ MARCOLINO…POIS SE TRATA DE UMA PESSOA (POETA) SIMPLES E AO MESMO TEMPO ESPECIAL PELA SUA AUTENTICIDADE, EM INTERPRETAR E PASSAR AS CAISAS DE NOSSA CULTURA E COSTUMES.

  25. Sandro Luciano Fonsêca

    falar de Zé Marcolino,é sem duvida um imenso prazer,foi um grande compositor,homem simples do sertão,profundo conhecedor da caatingueira pernambucana,Zé Marcolino,foi um Poeta que nos deixou um grande legado,e um imenso orgulho de ser nordestino.não o conheci pessoalmente só por fotografia,mais conheço um pouco de sua obra,e com ela estou aprendendo muito. valeu Poeta ,descansa em Paz.O letrista Nane Poesia.

  26. assis alves

    uma triste fatal realidade
    que cruzou acabando seu destino
    foi embora um poeta nordestino
    mais a mente do povo está lembrada
    suas muzicas será eternizada
    no brasil niguem nunca lhe esqueçeu
    a estrada matou quem escreveu
    os mais lindos poemas pra estrada;
    assis alves….

  27. Sandra Rubenia Martins Andrade Bezerra

    Sempre fui apaixonada pelas cançoes de Zé Marcolino, sou divulgadora no meio de minha familia do trabalho maravilhoso do POETA,agora que fiquei sabendo que ele tocou com meu Tio-avo Pedro Bentinho, sou mais fã ainda, busco sempre todas as noticias relacionadas ao Poeta, grande abraço.Sou natural de Bonfim(São Jose do Egito) Sandra Rubenia.

  28. Sou de floresta-pe (nazare do Pico) MAS; MORAVA EM SERRA TALHADA-PE .Conlheci Ze MARCULINO. POIS, ficava mais na casa dele do que na minha,que gente maravihosa e esta familia,sinto saudade de todos;considero-me como se fosse da familia,acho tambem que a reciproca e verdadeira,um beijo a fatma :o resto! encntrarei em serra talhda sou janicelma rupp moro na Alemanha ….Ze marculino! COMO POETA.vejam o video de Louis gonsaga,ela disse tudo.

  29. Delzomar Pereira de Macedo

    Ser compositor do melhor cantor e compositor de todos os tempos,
    é preciso ter muito que mostrar. Zé Marcolino tambem alem de poeta,
    sem dúvida nenhuma foi e é um grande compositor e cantor.
    Só nos resta a saudade desde magnifico cantor, compositor e poeta.

  30. Rúsvel de raújo Macêdo

    Tenho muito orgulho de pertencer ao Nordeste,terra que gerou tantos poetas consideráveis.Pesquiso agora sobre a obra de Zé Marcolino por planejar fazer um Projeto na Escola em que trabalho sobre o Centenário de nascimento do Gonzagão.Peço que ,se possível,quem possuir algo pra enriquecer essse projeto entre em contato comigo rusvelmacedo@yahoo.com.br

  31. Lúcia

    Saudades, sempre saudades!!!! Sua filha Lúcia!

  32. Fábio Gondim

    Fábio Gondim

  33. Fábio Gondim

    Zé Marcolino, o poeta de Sumé imortalizado pelas suas belas composições que fizeram do meu Nordeste um orgulho para se viver. Onde você estiver poeta, fico com a mão estendida para a amizade que um dia faremos na eternidade. Sou teu fã.

  34. ZENAIDE VIEIRA DE OLIVEIRA - 72 ANOS - CAMPINA GRANDE

    Tive a felicidade de conhecer o poeta na minha mocidade em Sumé e Campina Grande e até hoje me lembro quando botava Severina pra moer acompanhado por tijulho. Saudades.

  35. Rita

    Nossa como faz falta compositores de alma como Zé Marcolino.

  36. carlos alberto batista marcolino

    tenho muitas saudades do tio zé Marcolino irmão da minha vo sou da sidade de pra mas moro em tatui são Paulo meu nome e carlos alberto batista marcolino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s