Uma lição para o resto da vida

Aqui está uma das coisas mais sensatas  que eu tenho ouvido nos últimos tempos. Foi declamada pelo poeta Zé  Adalberto em Tuparetama. Sem mais palavras:

muitas vezes sozinho eu me pergunto
pra que tanta riqueza se depois
que o caixão encostar e couber dois
o amigo melhor não vem junto
pra que cara fragância se o defunto
não exige perfume da natura
mesmo a água é cheirosa quando é pura
mas o cheiro do corpo ainda enjoa
pra que tanta riqueza se a pessoa
nada leva daqui pra sepultura

pra que casa cercada por muralha
se a cova é cercada pelo pranto
se pra deus todos tem do mesmo tanto
tanto faz a fortuna ou a migalha
pra que roupa de marca se a mortalha
não requer estilista na costura
e o cadaver que a veste não procura
nem saber se a costura ficou boa
pra que tanta riqueza se a pessoa
nada leva daqui pra sepultura

não sou dono de ônibus e nem de trem
mas enquanto eu puder me locomovo
pra que eu invejar um carro novo
se o transporte final nem rodas tem
nem me avisa dizendo quando vem
mas só anda na minha captura
e bem abaixo da sua cobertura
ele tem quatro asas mas não voa
pra que tanta riqueza se a pessoa
nada leva daqui pra sepultura

pra que eu toda hora dar balanço
no que eu tenho ou correr atrás de um bingo
pra que tanta hora extra no domingo
se deus fez esse dia pro descanso
pra que eu trabalhar feito um boi manso
se a chibata do dono me tortura
pra que eu reclamar da minha altura
se o que a mão não alcança deus me doa
pra que tanta riqueza se a pessoa
nada leva daqui pra sepultura

pra que eu me esconder detrás de um pão
se a miséria não bate em minha porta
pra que eu me cansar regando a horta
se amanha ou depois já é verão
pra que eu confiar no coração
sem saber quanto tempo a vida dura
que as feridas da alma não tem cura
quando é a ganância que a magoa
pra que tanta riqueza se a pessoa
nada leva daqui pra sepultura

pra que eu com dois olhos na barriga
se os da cara já são suficientes
pra que eu reclamar dos meu parentes
se eu já sei que o retorno é uma intriga
a formiga que evita ser formiga
cria asas se torna tanajura
cresce a bunda demais cria gordura
fica muito pesada e cai a toa
pra que tanta riqueza se a pessoa
nada leva daqui pra sepultura

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

